O que fazer em Ushuaia

O que fazer em Ushuaia 4

O que fazer em Ushuaia

Apesar de pequenina, Ushuaia tem muito a oferecer a seus visitantes. Veja algumas das principais atividades turísticas da capital da Província da Terra do Fogo. 🙂

 

 A Cidade do Fim do Mundo

O Centro de Ushuaia pode até não chamar atenção à primeira vista, mas se der uma chance, talvez te conquiste pela atmosfera naturalmente retrô, pelas vitrines das lojinhas de suvenires, pelos aquários dos restaurantes que exibem caranguejos gigantes – as tradicionais centollas patagônicas – e pela história guardada no Museu Marítimo e do Presídio e na Galeria Temática História Fueguina. Sem mencionar, claro, o Porto de Ushuaia e, às margens, a famosa placa em que se lê: “Fin del Mundo“.

O que fazer em Ushuaia 6
Porto de Ushuaia

 

O que fazer em Ushuaia 1
Avenida Prefectura Naval, próximo ao Porto de Ushuaia

 

A Avenida San Martín é a via principal de Ushuaia e concentra boa parte dos comércios e serviços da cidade. Caminhar por lá pode ser uma boa chance de explorar lojas de roupa para inverno e prática de esportes. Se tiver oportunidade, visite a outlet da Montagne (San Martín, 823), a multimarcas Popper Store (San Martín, 712 / 740 / 1237) e o Duty Free Shop Atlántico Sur (San Martín, 627). 

O que fazer em Ushuaia
Paróquia Nuestra Señora de la Merced, na Avenida San Martín

 

Canal Beagle

O Canal Beagle é um estreito na fronteira entre Argentina e Chile que une o extremo sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Ao longo dos seus 280 quilômetros de extensão, convivem mamíferos marinhos, crustáceos, aves e bosques de algas. A costa se diferencia pela vegetação abundante, desenvolvida graças às chuvas provocadas pelos ventos úmidos do Oceano Pacífico que não alcançam o resto da Patagônia por conta da barreira formada pela Cordilheira dos Andes.

Navegar pelo Canal Beagle é uma das atividades mais tradicionais de Ushuaia. O percurso permite observar lobos-marinhos na Ilha dos Lobos e cormorões na Ilha dos Pássaros, além do Farol Les Eclaireurs, um dos principais símbolos da capital da Província da Terra do Fogo. Caso seja verão e inclua a Ilha Martillo – popularmente conhecida como Pinguinera – no roteiro, também é possível avistar pinguins.

O que fazer em Ushuaia 11
Farol Les Eclaireurs – Canal Beagle

 

O que fazer em Ushuaia 5
Ilha dos Lobos – Canal Beagle

 

O que fazer em Ushuaia 7
Ilha Martillo (Pinguinera) – Canal Beagle

 

Laguna Esmeralda

Cercada pela Cordilheira dos Andes, a Laguna Esmeralda impressiona pela coloração esverdeada e é um dos cenários naturais mais requisitados em Ushuaia. O acesso, porém, não é dos mais simples. O trajeto é feito de carro até o Valle Tierra Mayor, ponto de partida para uma trilha que inclui aclives leves e trechos lamacentos, principalmente se os dias anteriores tiverem sido chuvosos, por isso calçados impermeáveis são indispensáveis. O percurso é sinalizado com pequenas placas presas nas árvores e estacas de madeira, é preciso atenção.

O que fazer em Ushuaia 8
Laguna Esmeralda – Ushuaia

Durante o percurso, é possível observar engenhosos diques construídos por castores. Apesar de simpáticos, os animais afetam a fauna marinha e a vegetação da região. Na década de 1940, casais da espécie foram importados do Canadá e a caça foi proibida, pois o objetivo era promover o mercado de peles, mas a população de roedores cresceu descontroladamente.

O que fazer em Ushuaia 12
Castoreira

 

Parque Nacional da Terra do Fogo e Trem do Fim do Mundo

Parque Nacional Terra do Fogo é formado por uma porção de mais de 60 mil hectares da ecorregião dos Bosques Patagônicos, que representam uma faixa estreita sobre a Cordilheira dos Andes e que concentram grande diversidade de espécies vegetais e animais, além de variadas paisagens.

Localizada na Província da Terra do Fogo, a cerca de 12 quilômetros de distância de Ushuaia, a área é banhada pelo Canal Beagle e representa o término da Rota Nacional 3, que corta a Argentina de norte a sul desde Buenos Aires.

Bahia LapataiaLaguna NegraLago Acigami ou RocaCascada del Río Pipo e Ensenada Zaratiegui são os pontos mais visitados dentro do Parque Nacional. Na Ensenada Zaratiegui está o famoso Correio do Fim do Mundo, onde é possível carimbar o passaporte e até enviar postais diretamente da agência mais austral do planeta depois do posto de Villa las Estrellas, na Antártida.

O que fazer em Ushuaia 13
Parque Nacional Tierra del Fuego

Há, ainda, a opção de percorrer um trecho do Parque Nacional a bordo do Trem do Fim do Mundo, que percorre um trajeto de 07 quilômetros em aproximadamente 1 hora e conecta a Estação do Fim do Mundo à Estação do Parque Nacional Terra do Fogo. Além do belo cenário natural, o histórico do Trem do Fim do Mundo é outro fator instigante, já que, em outros tempos, os vagões eram ocupados pelos presidiários de Ushuaia, que iam até a encosta do Monte Susana para coletar madeira. Ao longo do circuito, a história completa da ferrovia é transmitida aos passageiros.

Após partir da Estação do Fim do Mundo, o trem atravessa o Cânion del Toro e o Rio Pipo pela Ponte Queimada, passa pela Estação Cascata La Macarena e pelo Cemitério das Árvores, marca das atividades dos prisioneiros, que cortavam lenha para abastecer Ushuaia.

O que fazer em Ushuaia 9
Trem do Fim do Mundo

 

Lagos Off Road 

Lagos Off Road propõe rota não convencional que revela os segredos escondidos atrás dos Andes do Sul. A bordo de jipes, o grupo será conduzido por estradas de barro, bosques e rios com vistas privilegiadas. O Lago Fagnano, o Lago Escondido e o mirante Paso Garibaldi protagonizam o roteiro.

O que fazer em Ushuaia 10
Mirante Paso Garibaldi, com vista para os lagos Fagnano e Escondido

 

Cerro Castor

Aberto ao público em 1999, o Cerro Castor está localizado a 26 quilômetros de distância do Centro de Ushuaia e é a estação de esqui mais austral da América do Sul, com neve de meados de junho ao início de outubro e temperatura média que varia entre -5 e 5 graus. Com apenas 1057 metros de altitude máxima, o que significa menos esforço físico por não estar muito além do nível do mar, o espaço é reconhecido pela qualidade da neve de tipo powder, recém-caída, intocada, fofa, que proporciona sensação de leveza aos esquiadores.

O que fazer em Ushuaia 14
Cerro Castor, a estação de esqui mais austral do planeta

Apesar de jovem, a estrutura é bastante completa, com restaurantes, lojas para aluguel de equipamentos, alojamentos, escola de esqui e snowboard, jardim infantil, meios de elevação, snowpark e mais de 30 pistas e caminhos de diferentes níveis de dificuldade, além da área para iniciantes com esteiras rolantes.

Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


Assine nossa newsletter e receba descontos exclusivos!


logosemsombrasmall

Somos uma operadora de turismo brasileira que oferece serviços completos de turismo para a Argentina. Somos parte do grupo Brasileiros pelo Mundo, detentor da operadora de turismo Brasileiros no Uruguai, especializada no destino Uruguai.

Brasileiros pelo Mundo Agência de Viagens e Turismo – LTDA – ME
CNPJ 15.343.169/0001-11
CADASTUR / EMBRATUR: 26.075639.10.0001-4
contato@brasileirosnargentina.com.br

Forma de Pagamento

banner_5_1

Compra Segura

compra-segura
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina