O que fazer em El Calafate

O que fazer em El Calafate 5

O que fazer em El Calafate

Preparamos uma lista com as atividades e atrações que não podem ficar de fora do roteiro da viagem para El Calafate, das geleiras às estepes patagônicas! Confira!

 

Parque Nacional Los Glaciares

Na Tierra de Glaciares, como é apelidada El Calafate, o Parque Nacional Los Glaciares é parada obrigatória. Criado em 1937 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1981, o espaço que se estende até a vizinha El Chaltén é parcialmente ocupado pelo Campo de Gelo Patagônico, que alimenta glaciares impressionantes, como o famoso e acessível Glaciar Perito Moreno, sobre o qual é possível até caminhar, percorrendo trilhas de dificuldade moderada (Mini Trekking) ou alta (Big Ice).

O que fazer em El Calafate 4
Trekking sobre o Glaciar Perito Moreno

Caso prefira algo menos radical, pode apreciar o Perito Moreno de diferentes ângulos a partir das passarelas do Parque Nacional ou navegar pelo Braço Norte do Lago Argentino paralelamente à parede do glaciar.

O que fazer em El Calafate 3
Passarelas para observação do Glaciar Perito Moreno

Há também o Glaciar Upsala, o terceiro maior da América do Sul, e o Glaciar Spegazzini, o mais alto do Parque Nacional Los Glaciares, que podem ser observados durante a Navegação Rios de Gelo.

O que fazer em El Calafate 2
Navegação Rios de Gelo

 

El Chaltén

Localizado dentro do Parque Nacional Los Glaciares, ao norte de El Calafate, El Chaltén é um microvilarejo em que vivem menos de 2 mil pessoas. Fundada em 1985, é a cidade mais recente da Argentina e detém o título de Capital Nacional do Trekking.  

A partir de El Chaltén, é possível seguir diferentes roteiros com mais ou menos horas de duração por percursos demarcados e que garantem uma experiência autêntica de natureza, até porque a internet não funciona bem por lá. A trilha mais famosa é a que leva à Laguna de los Tres, aos pés do Monte Fitz Roy e ao lado da Laguna Sucia, de dificuldade alta e com trajeto de ida e volta que totaliza cerca de 20 quilômetros.

Há outra trilha até o mesmo destino que parte da Hostería el Pilar, situada a aproximadamente 15 quilômetros de distância de El Chaltén, que tem menos subidas e permite ir por um caminho e voltar por outro, sem repetir a paisagem.

O que fazer em El Calafate
Laguna de los Tres e Monte Fitz Roy, em El Chaltén

 

Balcones de El Calafate

Visite os Balcones de Calafate, que se situam no Cerro Huyliche, ao qual o acesso é feito por uma estrada acidentada e íngreme com carros com tração nas quatro rodas (4×4).

Os Balcones são mirantes naturais com vista panorâmica de El Calafate e do corpo principal do Lago Argentino. A paisagem é emoldurada pela Cordilheira dos Andes e, se o dia estiver claro, contempla o Monte Fitz Roy e o Cerro Torres, em El Chaltén, ao fundo, além de condores voando no céu.

O que fazer em El Calafate 6 (3)
Balcones de El Calafate

Nas proximidades, estão o Labirinto de Pedra (Laberinto de Piedras), que reúne formações do Período Cretáceo, e a Pedra dos Chapéus (Piedra de los Sombreros), uma rocha rara com concreções de óxido de ferro.

O que fazer em El Calafate 6 (2)
Labirinto de Pedra – El Calafate
O que fazer em El Calafate 6 (1)
Pedra dos Chapéus – El Calafate

 

Estâncias

Populares em El Calafate, as estâncias turísticas combinam natureza, gastronomia e história. Nessas grandes propriedades rurais são realizadas caminhadas guiadas, cavalgadas, refeições com pratos típicos e apresentações sobre práticas como a criação e a tosquia de ovelhas para exportação de lã, que já foi a atividade econômica mais importante da cidade, um dos cenários mais deslumbrantes da Patagônia Argentina, atualmente abastecida principalmente pela arrecadação com o turismo.

O que fazer em El Calafate 9
Estância Cristina – El Calafate

 

O que fazer em El Calafate 8
Estância Nipebo Aike – El Calafate

 

Laguna Nimez

Situada às margens do Lago Argentino, na área urbana de El Calafate, a cerca de 1 quilômetro de distância do Centro, a Reserva Laguna Nimez é o habitat natural de dezenas de espécies de aves aquáticas e terrestres, como cisnes e flamingos, que se reproduzem e se alimentam no local. Criado em 1986, o espaço de 35 hectares também serve de ponto de parada durante viagens migratórias de pássaros.

O que fazer em El Calafate 10 (2)
Laguna Nimez – El Calafate

 

Glaciarium

Situado às  margens do Lago Argentino, o Glaciarium funciona como museu e centro de interpretação glaciológico, divulgando e investigando os glaciares com o intuito de despertar interesse e promover conhecimento acerca do Campo de Gelo Patagônico, além de incentivar o cuidado com o meio ambiente. O conteúdo está distribuído em dois pavilhões equipados com recursos sonoros e visuais que descrevem a formação do gelo e apresentam a história de exploradores e cientistas. A visita é uma enriquecedora iniciação à glaciologia!

O que fazer em El Calafate 10 (1)
Glaciarium – El Calafate

No subsolo, há um bar de gelo, o GlacioBar Branca, com temperatura ambiente de -10º.

O que fazer em El Calafate 4
GlacioBar Branca – Glaciarium, El Calafate
Gostou? Dê sua avaliação: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...
Gostou dessa matéria? Veja também artigos sobre o Uruguai


Assine nossa newsletter e receba descontos exclusivos!


logosemsombrasmall

Somos uma operadora de turismo brasileira que oferece serviços completos de turismo para a Argentina. Somos parte do grupo Brasileiros pelo Mundo, detentor da operadora de turismo Brasileiros no Uruguai, especializada no destino Uruguai.

Brasileiros pelo Mundo Agência de Viagens e Turismo – LTDA – ME
CNPJ 15.343.169/0001-11
CADASTUR / EMBRATUR: 26.075639.10.0001-4
contato@brasileirosnargentina.com.br

Forma de Pagamento

banner_5_1

Compra Segura

compra-segura
Exibir botões
Esconder botões
Brasileiros na Argentina